Antes de tudo, se você continua a se perguntar por que precisa de uma estratégia de marketing digital. Com isso, hoje queremos resolver suas dúvidas e dizer por que ela é tão importante para sua empresa, mesmo que ela seja pequena.

Definitivamente, nos últimos anos, a mídia digital tornou-se parte do cotidiano dos consumidores. Neste ínterim, os usuários não apenas usam a internet para trabalhar ou se divertir, mas também a usam para resolver qualquer tipo de dúvida relacionada aos negócios.

Com isso, todas as informações em torno de uma marca tornarão o usuário mais ou menos disposto a se tornar um consumidor final. Portanto, uma estratégia de marketing digital será indispensável para melhorar a imagem da marca e aumentar sua visibilidade.

Além disso, o consumidor não é mais um usuário passivo que recebe informações da marca sem “questionar”. Atualmente, ele compara antes de tomar qualquer decisão de compra.

Por exemplo, para lhe dar uma ideia visual, imagine que a internet é como um ótimo shopping center e que cada um dos sites ou plataformas sociais da Internet são as vitrines deste centro.

Logo, você provavelmente quer que as vitrines sejam visíveis, não quer? Então, para torná-las visíveis para os usuários, você precisa melhorar sua visibilidade através das táticas e estratégias relevantes fornecidas pelo marketing digital.

Afinal, ter uma boa presença on-line, desenvolver uma estratégia coerente, gerenciar corretamente suas redes sociais e ser participativo em sua comunidade, pode facilitar o aumento da conversão de clientes em potencial.

Logo após essa introdução, já deu para ter uma ideia melhor do porquê uma empresa pequena precisa de marketing digital.

Contudo, ao longo desse artigo, você conhecerá mais os benefícios do marketing digital e como implementar uma boa estratégia.

Para Pequenas empresas: Quais os benefícios do marketing digital?

1/ Estratégias baseadas em dados e análises relevantes

Em princípio, com o marketing digital, você pode ter uma ideia do número exato de pessoas que visitaram a página inicial do seu site em tempo real.

Nesse sentido, com o Google Analytics, você pode rastrear estatísticas e informações sobre o seu site. Isso permitirá que você saiba:

O número de pessoas que visitam sua página inicial

Sua localização geográfica

Sexo, idade e interesses dos visitantes

O tempo que eles passam no seu site

As taxas de recuperação do site

A evolução do tráfego ao longo do tempo

Então, ao exibir uma análise de todas essas informações de tráfego, essas informações ajudam você a priorizar os canais de marketing.

Em seguida, de fato, a análise de dados em tempo real permite que você entenda melhor a eficácia de suas táticas de marketing.

Assim como, ao ter acesso a essas informações, você também pode otimizar seu orçamento de marketing investindo nas campanhas de marketing com melhor desempenho.

2/ Desempenho de conteúdo e geração de leads

Sob o mesmo ponto de vista, imagine que você criou um folheto sobre um produto e o distribuiu para as pessoas como conteúdo offline. Aliás, isso parece prático o suficiente para você? Em síntese, o problema é que você não tem ideia de quantas pessoas jogaram no lixo!

Depois de criar conteúdo visual impactante, comece a promovê-lo nas redes sociais. Por meio dessas redes, os compradores podem aprender sobre produtos e serviços por meio de influenciadores e seus colegas.

Quanto mais engajamento você conseguir, mais o Google considera seu conteúdo digno de interesse. E, por sua vez, melhorará facilmente o seu SEO.

Com o marketing digital, você pode medir exatamente quantas pessoas visualizaram seu conteúdo de marketing. Posteriormente, você pode coletar os detalhes de contato daqueles que o baixam usando formulários.

3/ Melhoria das taxas de conversão

Converter um cliente on-line não é uma tarefa difícil. Tudo o que você precisa fazer é tornar sua estratégia de marketing atraente.

Ao contrário de outros tipos de publicidade, o marketing digital permite que você tenha uma conversa interativa com clientes e clientes em potencial. Graças ao marketing digital, você pode alcançar seus clientes a qualquer momento.

Em vez de incomodá-los com várias chamadas telefônicas, basta entrar em contato com os clientes on-line.

Basta enviar um e-mail e deixá-los fazer uma compra e aprender mais sobre sua empresa. Tais interações permitem gerar perspectivas importantes, o que resulta em um aumento nas taxas de conversão.

4/ Mais lucrativo do que o marketing tradicional

O marketing digital permite que você economize seu dinheiro em grande medida. De fato, pode substituir canais de publicidade caros, como televisão, rádio e outdoors.

Graças à automação de marketing por e-mail, você pode aumentar o número de seus clientes em potencial. Assim, ele permitirá que você pré-carregue o conteúdo e programe-o para enviá-lo em horários-chave.

5/ Lucros mais altos

É bem sabido que taxas de conversão mais altas podem ser geradas por estratégias eficazes de marketing digital. Como resultado, sua empresa obterá muitos benefícios em termos de lucros e receitas mais altos.

Ao anunciar sua marca:

Tenha um bom layout que permita uma navegação fácil

Use a estratégia digital para entender os hábitos de compra dos clientes.

Proponha a ideia certa que atenda às necessidades de seus clientes

Use vários canais de marketing digital para coletar dados úteis

Com melhores perspectivas de crescimento de renda, as pequenas e médias empresas terão mais chances de aumentar sua força de trabalho.

6/ Um melhor retorno sobre o investimento de suas campanhas

Com o marketing digital, as empresas otimizam as taxas de conversão para alcançar um retorno máximo sobre o investimento (ROI).

Graças a uma estratégia de marca mais inteligente e melhores receitas, o marketing digital proporciona um melhor retorno sobre o investimento do que o marketing tradicional.

Através de métodos eficazes de monitoramento e controle, os resultados podem ser analisados. Isso ajuda as empresas a tomar as medidas necessárias o mais rápido possível.

Graças ao marketing digital, você pode gerar um fluxo constante de tráfego direcionado que se transforma em vendas e clientes em potencial. E, quanto mais sua empresa gera esse tipo de tráfego, mais rápido você pode se beneficiar do seu retorno sobre o investimento.

7/ É possível competir com grandes empresas

A importância do marketing digital também reside no fato de que ele permite que você compita com grandes marcas e empresas. De pequenos vendedores a multinacionais, o marketing digital oferece uma tática de marketing acessível e eficaz.

Dessa forma, pequenas marcas podem gerar tráfego local e nacionalmente, abordando seus consumidores-alvo.

Como implementar uma boa estratégia de marketing digital em uma empresa pequena?

1 – Faça uma análise da sua situação de mercado

Antes mesmo de construir sua estratégia digital, comece com um pouco de informações sobre sua empresa e reflexão sobre o estado do mercado atual.

Defina seus pontos fortes e fracos, mas também oportunidades de mercado e ameaças externas devem ser levadas em conta.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

Como sua empresa se posiciona em termos de vendas?

Como isso se compara aos concorrentes?

Qual é a sua imagem com o público? Boa, ruim, inexistente?

Sua oferta atende a uma necessidade pública?

Quanto melhor você entender a situação como um todo, mais fácil poderá estabelecer uma estratégia digital relevante e eficaz.

O método de análise SWOT

Para acompanhá-lo durante esta etapa crucial da análise da situação do mercado como um todo, você pode usar métodos de análise do tipo SWOT.

Este é um acrônimo em inglês que pode ser traduzido como: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Isso permitirá que você defina claramente suas opções estratégicas.

2 – Defina os objetivos da sua estratégia digital

Sua estratégia digital deve se concentrar nos objetivos e indicadores SMART.

O método SMART consiste em cinco indicadores:

Específico

Um objetivo específico deve estar diretamente relacionado ao trabalho a ser realizado: deve ser personalizado. Este objetivo deve ser exclusivo da sua empresa. Deve ser claro, preciso e compreensível por todos.

Mensurável

Um objetivo mensurável deve ser quantificado ou qualificado.

Realizável

Um objetivo alcançável é um objetivo que representa um desafio a ser alcançado e grande e ambicioso o suficiente para ser motivador.

Realista

Um objetivo realista é capaz de antecipar os obstáculos que você encontrará e evitar o abandono.

Definido temporariamente

Um objetivo definido temporalmente é claramente delimitado no tempo, em uma data específica.

Esses indicadores são todas variáveis que permitem que você atinja seus objetivos para sua estratégia digital.

3 – Analise a estratégia digital de seus concorrentes

Seus concorrentes têm os mesmos objetivos que você. Portanto, é interessante ver quais métodos eles usam para ter sucesso na construção de sua estratégia digital.

Isso pode permitir que você identifique o que funciona ou não, para inspirá-lo a se diferenciar e fazer melhor.

Para isso, responda as seguintes perguntas:

Quem são esses concorrentes?

Quais são seus pontos fortes e fracos?

Como eles se comunicam com o seu alvo?

As respostas a essas perguntas são as maneiras de seguir para desenvolver sua própria estratégia de marketing eletrônico.

4 – Defina o alvo da sua estratégia digital

Implementar uma estratégia de marketing digital sem definir claramente qual meta a ser alcançada não é relevante.

Isso pode levá-lo diretamente ao fracasso.

Para ajudá-lo, você pode criar uma buyer persona, ou seja, um perfil típico do consumidor que deseja segmentar:

Quem é ele? Idade, local de residência, emprego, lazer, renda…

Quais são as necessidades dele?

Quais são as motivações dele?

Como ele usa a Internet? Quantas vezes por dia e a que horas?

Quais redes sociais ele usa? Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn…

Desenhe o perfil dele com precisão. Dessa forma, você saberá como se comunicar com ele, em qualquer meio e a que horas.

5 – Defina seu orçamento

Implementar uma estratégia digital representa um custo para as empresas. Portanto, você deve estabelecer um orçamento, porque ele determinará pelo menos parcialmente os meios que você usará para alcançar seus objetivos.

O digital é uma verdadeira mina de ouro em termos de possibilidades, cada uma com suas vantagens e desvantagens e, especialmente, com um preço reduzido.

Alguns meios representam um investimento financeiro significativo, enquanto outras soluções exigem principalmente paciência e sutileza, como é o caso de uma estratégia de Inbound Marketing.

6 – Defina sua estratégia de comunicação digital

Você identificou seus pontos fortes, fracos, objetivos, metas a serem alcançadas e seu orçamento para alcançá-las. Agora você pode pensar nos meios de comunicação que usará para manter seus clientes em potencial.

Dependendo das suas necessidades, você será capaz de:

Invista em mídias sociais (redes sociais);

Carregue vídeos para o Youtube;

Inicie um boletim informativo por e-mail;

Desenvolva um site ou blog que sirva como uma vitrine para sua marca ou como suporte para comércio eletrônico;

Crie um aplicativo móvel…

Ou porque não tudo isso de uma só vez, se é relevante?

7 – Implemente uma estratégia de criação de conteúdo

Este ponto se junta diretamente à escolha dos diferentes canais de comunicação digital usados.

Na verdade, você não transmite o mesmo conteúdo, dependendo do canal escolhido. E você não escolhe o mesmo canal, dependendo do conteúdo a ser transmitido. Esses dois pontos são, portanto, inseparáveis.

Se você optar por uma estratégia de Inbound Marketing, terá que garantir conteúdo para sua marca de diferentes maneiras:

Postagens para blog,

E-book,

White papers,

Infográficos,

O Outbound Marketing garante resultados rápidos, mas é caro.

O Inbound Marketing não é caro, mas os resultados levam mais tempo para chegar.

É uma estratégia fundamental que se concentra no médio e longo prazo: produzir conteúdo com alto valor agregado para os visitantes, o que, por sua vez, promoverá seus produtos e serviços.

8 – Meça o desempenho

Você estabeleceu uma estratégia na rede e agora está implantada. Agora você precisa analisar os dados usando indicadores de desempenho.

Defina os KPIs (Indicadores Chaves de Desempenho) que permitirão que você meça efetivamente seu desempenho. Existem muitos, então você tem que escolhê-los bem.

Os principais são:

Tráfego gerado em seu site;

A taxa de conversão;

Classificação de SEO;

A taxa de cliques;

O tempo gasto no site;

ROI (Retorno sobre o Investimento).

Não espere até o final de uma campanha para analisar os dados, pois eles fornecem lições essenciais sobre o que funciona ou não.

Portanto, é uma oportunidade de ajustar sua estratégia da web à medida que avança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *